Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Iniciar sessão

Programa 10-12 dedicado ao tema “Vida activa depois da reforma”

20-05-2016
​O programa “10-12”, emitido pela TPA 1 no dia 18 de Maio de 2016, foi inteiramente dedicado ao tema “Vida activa depois da reforma”, numa mesa redonda que contou com a presença de dois representantes do INSS.
 
O Dr. Pedro Filipe, Director-geral adjunto para a área de Segurança Social, e o Dr. Domingos Filipe, Chefe do Gabinete Jurídico do INSS, partilharam com três outros convidados informações e experiências acerca da fase da reforma como um período de continuidade ou de início de novos projectos de vida.
 
As pensionistas Ana Sachicola e Engrácia Trindade explicaram como deram início aos negócios que levam a cabo a fim de obterem rendimento complementar à pensão de reforma, assim como actividades religiosas e de carácter solidário. Por seu turno, o trabalhador António Bunda disse que está a preparar-se para daqui a um ano, quando for reformado, sair de Luanda para viver noutra província, onde pretende dedicar-se à agricultura.
 
Os representantes do INSS destacaram uma vez mais a obrigação das entidades empregadoras procederem à inscrição dos trabalhadores e ao pagamento das contribuições, pois só cumprindo essas obrigações o trabalhador adquire o direito de beneficiar das prestações sociais do sistema de Protecção Social Obrigatória.