Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Iniciar sessão

Seminário Sobre a Valorização do Serviço Público

20-06-2016
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social realizou Quinta-feira última, na Escola Nacional de Administração (ENAD), em Luanda, um seminário sob o tema “Valorização do Serviço Público.”
 
 
O Seminário teve a honra de abertura efectuada de sua Excia. Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes da Costa, ladeado pelo Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, e pelo Secretário de Estado da Administração Pública, António Paulo.
 
No âmbito do programa de reforma da Administração Pública angolana, prevê-se o programa de valorização do serviço público que, desenvolvido em paralelo com outras medidas de alcance mais estruturante, poderá ajudar a resgatar a imagem do serviço público e o reconhecimento social da importância do mesmo. O referido programa perspectiva o desenvolvimento de um conjunto de acções com vista a formação pedagógica, cívica e técnica do servidor público e a melhoria da qualidade do acolhimento e tratamento do Utente.
 
No discurso de abertura, Edeltrudes Costa incentivou a uma atitude correcta e cordial dos servidores públicos que, além de agradar e transmitir confiança aos seus utentes, também deve concorrer para tornar mais credível a seriedade com que o Estado pretende cumprir os seus propósitos e as suas políticas.
 
Para o efeito, recomendou que os primeiros passos a dar devem começar pela melhoria da prestação dos serviços públicos e por uma maior aposta na formação profissional dos servidores públicos, motivando-os a realizarem com zelo, dignidade e sentido de responsabilidade as suas tarefas.
 
No seminário foram debatidos temas como “Responsabilidades do funcionário público e agente administrativo na valorização do serviço público”, “Os princípios, metodologia, estratégias e os mecanismos de implementação do programa” e ainda “Os projectos, actividades e os entes públicos responsáveis pela execução do programa”.
 
O seminário teve como palestrantes, António Paulo, Secretário de Estado da Administração Pública, Jesus Maiato, Director do Gabinete Jurídico do MAPTSS e Hugo Brás Director Geral da ENAD. Destaque vai para a intervenção do palestrante, António Paulo, com o tema Responsabilidades do funcionário público e agente administrativo na valorização do serviço público, onde recomendou sobre a necessidade da implementação das tecnologias de informação e comunicação na Administração Pública, consideradas como um modelo de organização administrativa e dos sistemas de gestão dos recursos humanos, o investimento no capital humano para excelência dos serviços, a revisão dos procedimentos para uma maior celeridade dos processos, assim como a reforma do processo de recrutamento de pessoal, gestão de carreiras e do sistema de remuneração.