Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Iniciar sessão

Seminário sobre “Segurança Social e os Serviços Prestados pelo CDI”

15-11-2016
​O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e a Universidade Gregório Semedo organizaram, no dia 07 de Novembro do presente ano, uma palestra destinada a sensibilizar funcionários e estudantes daquele estabelecimento académico sobre a importância e necessidade do Sistema de Protecção Social Obrigatória.
 
Tendo sido programada com a participação do Centro de Documentação e Informação (CDI) do INSS, o encontro serviu para abordar temas sobre a necessidade de inscrição das empresas e dos respectivos funcionários no Sistema de Segurança Social, os procedimentos a seguir para esse efeito, assim como os serviços prestados pelo CDI.
 
Explicações acerca do funcionamento do sistema angolano de Protecção Social Obrigatório (PSO), gerido pelo INSS, assim como dos benefícios atribuídos por lei aos segurados, pensionistas e seus dependentes, foram igualmente fornecidas. Para esse fim, foram aflorados em detalhe tópicos como a protecção familiar, a protecção na velhice e a protecção na morte.
 
O Instituto Nacional de Segurança Social, representado na referida palestra por Samuel Mulaza, membro da Comissão Executiva do Plano de Sustentabilidade e Gestão da Segurança Social (PSGSS), Maria de Sousa, Chefe de Departamento da Segurança Social do INSS, Diogo Paím, Coordenador do CDI, esclareceu que, pelo Portal do CDI, os utilizadores podem ter acesso a serviços como a consulta de catálogo bibliográfico, a renovação de empréstimos ou a reserva de documentos.
 
Os palestrantes fizeram igualmente referência às modalidades de contribuição das empresas e dos trabalhadores, bem como ao conjunto de soluções tecnológicas que o INSS está a implementar, a fim de tornar o processo de pagamento das contribuições mais simplificado e célere.
 
Durante a palestra foram referidas ainda as penalizações a que podem estar sujeitas as empresas, como entidades responsáveis pelo pagamento das contribuições, em caso de falha no cumprimento das suas obrigações.
 
No mesmo evento, o CDI do INSS divulgou o conteúdo do seu acervo documental, composto por mais de 5.700 exemplares, dos quais livros, monografias, teses, dissertações, revistas, manuais, CD’s, DVD’s, folhetos informativos, cartazes e outros.
 
Na sua abordagem, Diogo Paím referiu que esta em análise uma proposta de convénio entre o CDI e a Universidade, na perspectiva de partilhar o acervo bibliográfico do CDI e na realização de várias actividades conjuntas.
 
O referido estabelecimento beneficia da articulação com centros congéneres, dotando-se assim de capacidade para atender às necessidades de formação e outras solicitações, através do portal www.cdi.inss.gv.ao. Por este canal, os utentes podem ainda ter acesso a trabalhos científicos ligados às Tecnologias de Informação, Recursos Humanos, Contabilidade e Finanças, Direito, Gestão, Marketing, Matemática, Estatística e outras.
© 2017 Instituto Nacional de Segurança Social - República de Angola
República de Angola        Ministerio da Administração Publica Trabalho e Segurança Social    Centro de Documentação do INSS