Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Iniciar sessão

Mesa redonda sobre a “Protecção na Velhice”

25-09-2017
​O Centro de Documentação e Informação da Segurança Social - CDI, realizou no dia 13 de Setembro do ano em curso nas Instalações do CDI, uma mesa redonda sobre a “Protecção na Velhice”.
 
O evento teve como objectivo de divulgar e esclarecer as prestações sociais atribuídas no âmbito da Protecção na Velhice.
 
Ao longo da vida, todo o trabalhador está sujeito a passar por situações imprevisíveis que influenciam a sua situação financeira. A Segurança Social ajuda a amenizar os efeitos da redução dos rendimentos dos trabalhadores nas situações de falta ou diminuição da capacidade de trabalho, em especial na maternidade, na velhice e na morte.
 
A Protecção na Velhice constitui uma parte fundamental do Sistema de Segurança Social onde são assegurados a todos os trabalhadores a continuidade do rendimento mensal, quando se deixa de trabalhar por atingir a idade da reforma.
 
O prelector Wilson Santos na sua abordagem disse que os trabalhadores empregados ou por conta própria, inscritos na Segurança Social e que cumpram as obrigações de contribuição, podem ter direito à Pensão de Reforma por velhice, Pensão de Reforma Antecipada ou Abono de Velhice.
 
O prelector explicou ainda que estes três benefícios da Protecção na Velhice são pagos em dinheiro mensalmente, a fim de compensar a perda de rendimento do trabalhador, em virtude da reforma.
 
O evento contou com a participação de estudantes, docentes e entidades empregadoras.