Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Iniciar sessão

Ministro Pitra Neto faz lançamento do livro sobre civismo para os Trabalhadores

10-12-2014
​O Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, procedeu recentemente, na Zona Económica Especial em Viana, ao lançamento de um Manual Prático sobre Civismo para os Trabalhadores. O conteúdo da referida publicação vai permitir que os trabalhadores angolanos conheçam e exerçam os seus direitos e deveres.

Pitra Neto afirmou na ocasião que estão criadas as condições para que os parceiros sociais, como sindicatos e empregadores, bem como os directores provinciais e inspectores do MAPTSS trabalhem em articulação com os órgãos de Recursos Humanos das empresas para que o manual prático sobre o civismo esteja ao alcance de cada trabalhador.
O governante acrescentou que a distribuição do livro será gratuita, facilitando deste modo o conhecimento de normas disciplinares e ajudará a melhorar a produtividade e a competitividade nas empresas.

Tendo recordado que o bom trabalhador começa com bom comportamento na sua área de residência, o ministro Pitra Neto explicou que o Manual Prático sobre o civismo incorpora dois outros domínios principais, nomeadamente o que o trabalhador é e deve ser na via pública e no local de trabalho.

O titular da pasta do MAPTSS pediu que se proceda a uma ampla divulgação do manual ora lançado, sublinhando que o conjunto de valores e normas nele contido visam a adopção de novos comportamentos e atitudes diferentes na via pública, local de residência e local de trabalho.

Pitra Neto, que anunciou para o primeiro semestre de 2015 o lançamento de uma pauta deontológica e ética para os empregadores e gestores angolanos, apelou para a observância dos princípios e valores universais tanto sobre o que deve ser bom empreendedor na condução do seu negócio e o que deve ser bom gestor no exercício da sua função.